Grama São Carlos

A grama são carlos é um tipo de grama de sementes miúdas nativas do clima tropical. Muitas pessoas recorrem a grama são carlos para seus gramados, pois ela cresce muito bem em áreas e condições em que outros tipos de grama não se desenvolveriam. É um tipo de grama sorrateira e perene, de clima quente muito encontrada em campos naturais e florestas, ao longo dos canteiros de estradas e pastos e até mesmo em gramados residenciais.

A grama são carlos também é conhecida como grama curitibana, grama missioneira, grama sempre verde, grama tapete e seu nome botânico é Axonopus affinis ou Axonopus compressus. Entre suas sinonímias botânicas, se encontram a Milium compressum, Paspalum compressum, Paspalum platycaulon, Paspalum tristachyon, Paspalum laticulmun e Paspalum platycaule.

Grama São Carlos

Características da Grama São Carlos

A característica mais notável da grama são carlos é sua grande resistência à encharcamento e bom desenvolvimento em locais onde não há boa drenagem da água, condições em que outros tipos de grama não se desenvolveriam. Ela é muito agressiva e considera-se um tipo de grama invasiva, pois se espalha rápido e pode facilmente se estabelecer por cima de outros tipos de grama.

Dado ser um tipo de grama bem agressiva, a grama são carlos também é dotada de grande resistência contra ervas daninhas e desempenha muito bem o papel de controle dessas pragas que podem infestar seu gramado. Apesar de ser um tipo de grama de folhagem bem robusta e ser bem resistente ao pisoteio e uso intensivo, não suporta a estiagem que geralmente leva a morte da grama, mas que volta a brotar quando a estiagem cessa – característica comum entre todos os tipos de plantas perenes.

Aplicações da Grama São Carlos

A grama são carlos é principalmente indicada como pastagem, para o cultivo em gramados residenciais e para o paisagismo devido ao seu baixo custo de manutenção. Também desempenha um ótimo papel na prevenção de erosões do solo e deslizamentos de terra em taludes.

Controle da Grama São Carlos

Gramado de Grama São CarlosA grama são carlos não é particularmente atrativa à todos e, por ser uma espécie de grama extremamente agressiva e invasiva, muitos proprietários decidem fazer o controle e eliminar a grama antes que ela tome conta de todo o gramado. Felizmente, para aqueles que residem em locais onde o clima é bem quente, a mãe natureza pode ajudar a controlar a grama são carlos. Ela é muito sensível a seca e não sobreviverá no solo muito seco.

Se você deseja se livrar da grama são carlos, sua melhor chance será no verão, durante os meses quentes. Se você deixar de regar seu gramado, ele deve secar e morrer e, uma vez que ele se tornar completamente marrom, remova-o do seu gramado utilizando um rastelo; isso irá prevenir que a grama cresça novamente de qualquer semente que possa ter sido deixada para trás.

Cuidados com a Grama São Carlos

A grama são carlos, como diversos outros tipos de grama, está suscetível a diversos fatores que podem prejudicar o seu desenvolvimento e aparência, mesmo depois de já estabelecida. Diversas pragas, como insetos, podem invadir seu gramado, além de nematóides, fungos nas raízes e outros tipos de doenças. A prevenção e manutenção podem impedir o aparecimento desses males que podem afetar seu gramado, assim como em qualquer outro gramado.

Já que esse é um tipo de grama de grande resistência, os maiores cuidados que você deverá ter para com o seu gramado será manter a rotina de manutenção básica, além das regas periódicas para que o gramado não sofra com a estiagem. Feito isso, as garantias de que você tenha um gramado saudável e que irá permanecer belo durante muito tempo serão muito maiores.

Como Cultivar a Grama São Carlos

A grama são carlos é um tipo de grama estolonífera, o que quer dizer que ela não produz muitas sementes e sua multiplicação se dá pela distribuição dos estolões ou mudas.

Os estolões são pequenos caules que ficam acima do solo e a partir daí desenvolvem a sua folhagem para cima e raízes para baixo. Esse pequeno caule pode ser retirado de um gramado já estabelecido junto às suas raízes e utilizado para a reprodução da grama num novo local. Mesmo assim, a forma mais comum de comercialização desse tipo de grama ainda é feita pela distribuição e o plantio de mudas e placas.

A grama são carlos necessita de regas periódicas e sua manutenção consiste apenas no aparo quando atinge altura maior à 3 cm, sendo a fertilização pouco necessária, quase que dispensável, dependendo da qualidade e quantidade de nutrientes presentes no solo.

Cultivo da Grama São Carlos

Vantagens e Desvantagens

Vantagens

  • Cresce bem em solo úmido, onde o solo não possui grande capacidade de drenagem;
  • Baixo custo de manutenção que envolve apenas trabalho de rega e poda esporádica;
  • Baixa necessidade de fertilização;
  • A grama são carlos tem grande facilidade em se estabelecer à novos solos e se reproduz rapidamente;
  • Sufoca grande parte das ervas daninhas existentes e evita o aparecimento de novas plantas;
  • Custo de cultivo reduzido, dado à sua grande resistência e tolerância a diferentes tipos de solo;

Desvantagens

  • Não sobrevive em solo árido se não for regada periodicamente;
  • Pobre resistência contra o frio, a aridez e ao sal;
  • É suscetível à insetos, nematóides e outras doenças;
  • A grama são carlos pode ser invasiva e dominar o gramado por cima de outros tipos de grama menos agressivas;

Contribua com o site!

Quer participar de melhorias no GramaGrama.net? Utilize o formulário abaixo e nos conte suas experiências ou deixe seus comentários e críticas. Utilizaremos quaisquer informações para o aperfeiçoamento de nosso conteúdo e tentaremos preencher todos os pedidos sobre artigos e dicas requisitados.

2 respostas para “Grama São Carlos”

  1. humberto de Assis Santos disse:

    Observo que meu gramado, foi feito em um solo com poucos nutrientes. Quais os nutrientes poderei fazer uso para tornala viçosa.
    Atualmente ela esta com as pontas amarelas e apresenta a morte de algumas placas.

    Agradecido

    Humberto

    • Caro Humberto.
      Você pode começar utilizando um fertilizante com indíce de NPK 15-5-10. Faça também um teste de acidez no solo e verifique o pH da terra e tente atender as necessidades da grama são carlos. Deixe o pH por volta de 6.
      A morte de algumas placas de grama não significam necessáriamente que seu solo é pobre em nutrientes. Verifique também o nível de compactação do solo, qualidade da água e a quantidade e periodicidade das irrigações.
      Evite irrigar seu gramado demais e regue-o apenas de 3 em 3 dias nas semanas que possuam muitos dias nublados e úmidos.
      Esperamos que consiga salvar seu gramado com essas dicas. Sempre que precisar, deixe um comentário!
      Muito obrigado.

Deixe uma resposta