Grama Preta

A grama preta é uma planta ornamental utilizada como cobertura de solo em jardins ou gramados. Como uma alternativa à relva, a grama preta é um grama de baixa manutenção que nunca precisa ser aparadas e permanece colorida durante o ano todo. Sua rica cor verde provê definição, permitindo que os recursos do jardim ou da paisagem se destaquem. Enquanto tecnicamente um membro da família dos Lírios, mas uma reconhecida membro da família Asparagaceae, essa grama sempre verde, também conhecida como grama japonesa ou, cientificamente como Ophiopogon Japonicus, possui a aparência de um luxuoso e rústico gramado com folhas visivelmente tenras e esguias. O aparecimento de pequenos frutos de cor escura é uma caracteristica muito marcante de sua espécie.

Frutos de grama verde

Essa planta ornamental é uma escolha popular para o uso como bordadura, entre pedras e entre canteiros de flores. A grama preta se estabelece rapidamente e se dá bem em quase qualquer tipo de solo. Ela é uma solução perfeita para áreas onde a conservação da água é necessária, já que ela não necessita de muita irrigação e pode facilmente agüentar o calor e a seca prolongada. Ela se desenvolve muito bem na meia-sombra, podendo ser cultivada também a pleno sol, e alcança uma altura que varia de 15 a 25 cm. O controle das ervas daninhas na grama preta também é muito simples, o que dá a grama preta vantagem sobre outros tipos de gramas tradicionais.

Plantando Grama Preta

As variedades anãs da grama preta devem ser plantadas com um espaço entre si que varia de 5 a 10 cm, enquanto as variedades consideradas normais devem ser plantadas com um espaço de aproximadamente 10 e 30 cm. Se você quiser que a grama preta cubra o solo mais rapidamente, utilize menos espaçamento quando estiver plantando.

Quando plantar, certifique-se de que suas raízes e rizomas estejam bem cobertos, pressionando gentilmente o solo ao redor delas, mas não plante as mudas em covas muito fundas.

A chave para o sucesso do cultivo da grama preta começa aprendendo quando plantar sua grama.

Época de Cultivo da Grama Preta

Grama pretaA grama preta é capaz de se sobrepor a diversas condições de crescimento diferentes e pode ser plantada durante praticamente o ano todo. A grama preta também cresce em meia-sombra ou pleno sol e é praticamente imune a aridez.

Dadas tais características, você pode plantar a grama preta durante o ano todo, embora a melhor época do ano para o seu plantio seja no outono e primavera. Plantá-la muito próximo do começo do verão ou inverno submeteria a planta as mais extremas condições climáticas, ou seja, as épocas mais quentes ou frias do ano. Embora seja bem rústica e suporte bem o calor excessivo, a grama preta não possui uma grande resistência ao frio. Não que o frio matasse a grama preta, mas ele pode influenciar no crescimento e no seu florescimento. Nas estações quentes, a grama preta pode precisar de um pouco mais de água para ajudá-la a maturar.

Regando, Fertilizando e Podando sua Grama

A grama preta não exige quase nenhuma manutenção e seu manuseio só é necessário caso existam motivos pessoais.

Esse tipo de grama prefere a terra úmida, ao invés de encharcada, portanto sua irrigação pode ser feita esporadicamente. Sua fertilização também não é extremamente essencial e pode ser feita semestralmente. Apenas alimente-a conforme necessário e não exagere na irrigação ou fertilizantes, pois ambos podem fazer com que as raízes da grama preta comecem a apodrecer. Existem certos tipos de fungos que gostam particularmente desse tipo de grama e, um solo muito molhado ou com material orgânico em excesso, seria a situação perfeita para a proliferação de tais fungos, que podem levar a morte da grama preta e necessitam de tratamento com fungicidas.

Variedades e Sinonímias da Grama Preta

A grama preta possui diversas variedades, algumas de sua própria família e outras que são tão parecidas que acabam sendo consideradas sinonímias. Entre elas está a sua variedade anã, conhecida como grama preta anã, e uma alternativa variegada que possui folhas mais claras, um tanto amareladas, além de outras variedades pertencentes à família Asparagaceae e do gênero Ophiopogon.

Vantagens e Desvantagens

Vantagens da Grama Preta

Indiscutível são suas aplicações na estética de um jardim ou paisagismo. A grama preta realmente realça todos os aspectos de uma paisagem e por isso ela é geralmente utilizada no paisagismo para elaborar um foco a certas áreas ou plantas. Ela também necessita de muito pouco cuidado, pouca ou quase nenhuma fertilização, irrigação e poda, pois cresce uma altura relativamente aceitável em condições até mesmo grosseiras a outros tipos de plantas e gramados. Sua resistência ao calor e aridez são pontos muito fortes dessa espécie. É, como muitos outros tipos, uma grama perene, o que significa que seu ciclo de vida é indefinido, mesmo que ela venha a amarelar no inverno, com alguma dedicação a grama preta voltará a florescer bem verde no verão.

Desvantagens da Grama Preta

A maior desvantagem da grama preta é que ela cresce e se espalha para fora da área do seu plantio rapidamente, o que exigirá trabalho de manutenção ou a instalação de um limitador para que seu avanço não atinja outras flores, caso seja utilizada em jardins. Justamente por esse fato, seu uso em meio a hortaliças não é recomendado, pois pode retirar os nutrientes que as hortaliças necessitam para sobreviver. Apesar desses pequenos fatores, a grama preta é de extrema resistência e sobreviverá muito bem, mesmo a tratando muito mal!

Contribua com o site!

Quer participar de melhorias no GramaGrama.net? Utilize o formulário abaixo e nos conte suas experiências ou deixe seus comentários e críticas. Utilizaremos quaisquer informações para o aperfeiçoamento de nosso conteúdo e tentaremos preencher todos os pedidos sobre artigos e dicas requisitados.

4 respostas para “Grama Preta”

  1. Rodrigo Lins disse:

    Olá!

    Visitei o Site e percebi quanto o trabalho é sério, bonito e reconhecido! Parabéns!

    Moro em Recife e tenho um jardim em casa que “no verão fica apenas metade do dia no sol (a partir das 11 horas pega o sol) e no inverno na sombra o tempo todo. ” Lembrando que só temos aqui essas duas estações!
    Plantei grama Esmeralda e ela ficou rala e seca. Acho que foi por causa da sombra no período de inverno, pois no verão ela estava bonita.

    A Grama Preta (da pequena) e o Clorofito são a solução para meu problema?
    Lembrando que as duas forrações são as que achei mais bonitas para o local.
    Já pesquisei muito e ainda não achei uma resposta!

    Agradeço a atenção!

    Rodrigo Lins

    • Rodrigo,

      Creio que a grama preta garantirá bons resultados com base nas suas especificações! Ela é um dos tipos de grama mais resistentes tanto ao clima quanto a sua resistência ‘física’. Ela possui folhas bem fortes e de cor inigualável. Com certeza ficará bem no local onde mora!

      Boa sorte!

  2. maria carolina disse:

    em época de chuva, como deve ser a manutenção deste tipo de grama? ela resiste a estas épocas?
    queria coloca-la em volta da calçada, é aconselhavel?
    obrigada

    • Olá Maria.
      Esse tipo de grama resiste bem aos tempos chuvosos e não é necessário nenhum tipo de cuidado especial. A grama preta possui resistencia a grandes levas de água e poças, portanto não se preocupe!
      Também é perfeitamente viável seu uso perto de construções, então não há problema algum em planta-la perto de calçadas. Obrigado!

Deixe uma resposta