Grama Esmeralda

Grama esmeralda é uma espécie de grama pertencente à família das gramas Zoysia (originárias da Ásia) e possuem folhas de formato afiado, parecidas com uma lâmina de espada, que formam um gramado bem cheio e exuberante. Ela compartilha da mesma resistência que os outros tipos de sua família, contra a aridez e a sombra, e pode se desenvolver em uma ampla gama de solos alcalinos e ácidos, incluindo areia e argila.

Grama Esmeralda (Zoysia Japonica)

Características da Grama Esmeralda

Entre os tipos de grama de clima quente, a grama esmeralda tolera o clima frio relativamente bem, apesar de que uma vez que a temperatura baixe, adquira uma pigmentação marrom, uma característica a se levar em conta para quem mora no sul e está pensando no tipo de grama que irá utilizar em seu gramado.

A grama esmeralda cresce melhor se cultivada a pleno sol ou na meia-sombra, mas não irá atingir uma cobertura densa e atrativa se estiver sempre à plena sombra. Ela cresce devagar e necessita de menos aparos do que outros tipos de grama, apesar de que você deve esperar limpezas periódicas com um ancinho para remover camadas de grama antigas e outros tipos de sujeira de jardim. A grama esmeralda também compete muito bem com as ervas daninhas e irá sufocá-las antes que cresçam. A resistência e o preço da grama esmeralda são seus melhores atrativos, o que lhe garante uma ótima relação custo/benefício.

Como Cultivar a Grama Esmeralda

Grama EsmeraldaA grama esmeralda é um tipo de grama de crescimento lento, então tentar estabelecer um gramado a partir de sementes pode levar mais de um ano. Por causa disso, a maioria dos tipos de grama pertencentes à família Zoysia são cultivados através do transplante a partir de pedaços de grama.

Um gramado recém transplantado de grama esmeralda deve ser irrigado diariamente pelas primeiras semanas, especialmente em climas úmidos. Um benefício do transplante da grama esmeralda é que você pode instalá-la a qualquer altura do ano, até mesmo quando a grama se encontra em estado dormente e está marrom, no inverno.

A Grama Esmeralda Necessita de Fertilização?

De acordo com os especialistas em grama da Universidade do Missouri (Estados Unidos), a grama esmeralda necessita de menos fertilizante do que outros tipos de grama, incluindo os de sua família. Tal necessidade, porém, varia de acordo com o lugar onde você vive. O recomendado é fazer um teste do solo antes de fazer a fertilização, pois altas concentrações de fertilizante podem causar doenças no seu gramado, além de camadas bem espessas de composto orgânico, a diminuição das raízes e outros problemas. Apesar de a grama esmeralda tolerar bem uma ampla gama de tipos de solo, solos um pouco ácidos com o pH em torno de 6.0 e 6.5 são os mais recomendados.

A Grama Esmeralda Necessita de Irrigação?

A irrigação não é sempre necessária, porém, isso irá variar de acordo com a região onde a grama esmeralda será cultivada. Para garantir um gramado saudável, o recomendado é a irrigação seja feita, de preferência, pela manhã e em poucas quantidades, o suficiente para atingir um nível de cerca de 2,5 cm e 3,5 cm de água semanais. A irrigação matinal ajudará a evitar doenças e dará tempo para que a grama possa secar antes do anoitecer.

Como Fazer o Aparo da Grama Esmeralda

Ajuste a altura do seu cortador para que fique entre 2,5 cm e 5 cm e não reduza mais do que 1/3 da altura da grama de uma só vez. Você não precisa limpar de imediato as aparas, contanto que elas não formem pilhas ou camadas espessas no gramado. Aparar seu gramado com o ajuste mínimo do aparador na primavera irá remover as folhas mortas e ajudará a grama se tornar verde mais rápido.

Desvantagens da Grama Esmeralda

A principal desvantagem da grama esmeralda é que ela cresce muito devagar, se alongando apenas 15 cm por ano. Isso significa que apesar da grama esmeralda ser bem resistente, ela pode levar muito tempo para se recuperar se exposta freqüentemente a desgastes. Ela também forma uma camada espessa de decomposto próximo ao solo com muita rapidez e que os donos devem remover periodicamente.

Comparação dos Benefícios da Grama Esmeralda

Grama Esmeralda

Prós

  • Boa resistência a sombra, aridez e a solos alcalinos e ácidos
  • Pouca necessidade de irrigação e fertilização
  • Ótima qualidade de textura e preenchimento do gramado
  • A grama esmeralda sufoca a maioria das ervas daninhas
  • Ótima relação custo/benefício

Contras

  • A grama esmeralda cresce muito devagar, no máximo 15 cm por ano
  • Possui pouca capacidade de regeneração ao desgaste causado pelo uso continuo
  • Gera grandes quantidades de composto orgânico (folhas secas e mortas, por exemplo)

Contribua com o site!

Quer participar de melhorias no GramaGrama.net? Utilize o formulário abaixo e nos conte suas experiências ou deixe seus comentários e críticas. Utilizaremos quaisquer informações para o aperfeiçoamento de nosso conteúdo e tentaremos preencher todos os pedidos sobre artigos e dicas requisitados.

Deixe uma resposta