Grama Batatais

A grama batatais é uma gramínea perene originária da América do Sul que é extremamente resistente a seca e a temperaturas elevadas. Ela é apropriada para gramados em lugares quentes e úmidos do Sul, Sudeste, Sudoeste, algumas regiões do Oeste e cresce especialmente bem no solo arenoso e/ou ácido. A grama batatais também é conhecida como grama forquilha, grama mato grosso, grama da bahia, grama de pasto e gramão. Embora aparente ser um tanto rústica, é um tanto quanto sensível às ervas daninhas.

Grama Batatais

Como qualquer outro tipo de grama de estação quente, a grama batatais entra em um estado dormente, durantes os meses frios.

Apesar de a grama batatais ser mais indicada para pastagens, existem certas variedades que podem ser utilizadas como um gramado durável, por conta de sua adorável cor verde-clara, textura espessa e resistência a períodos de escassez, o que significa que ela irá crescer não importando quão mal você a trate.

Cor da Grama Batatais

A grama batatais é influenciada pela quantidade de nitrogênio que ela encontra no solo. Um gramado bem fertilizado e com bastante nitrogênio terá uma cor verde mais escura, enquanto um gramado menos fertilizado será verde-pálido ou até meio amarelado. Se a grama batatais se tornar amarela, você talvez tenha de modificar o pH do solo ou aplicar um fertilizante que seja rico em ferro em sua composição.

Plantando Grama Batatais

Sementes de Grama BatataisA melhor época para iniciar um gramado de grama batatais é na primavera. Contudo, a grama batatais pode criar raízes a qualquer época do ano e algumas pessoas escolhem plantá-las no outono.  O solo precisa estar quente e deve ser arado, umedecido e preparado com um fertilizante inicial antes do plantio das sementes.

A grama batatais também pode ser plantada sobre um gramado pré-existente, aonde ela irá eventualmente se espalhar e assumir o controle sobre o primeiro gramado. Para plantar a grama batatais sobre um gramado já estabelecido, o gramado deve ser aparado bem baixo e as aparas deverão ser removidas. O gramado deve então ser arado para criar ranhuras no solo onde a grama batatais poderá germinar e criar raízes.

Espalhe as sementes manualmente ou utilizando um propagador de sementes. Não utilize sementes demais; isso fará com que as mudas fiquem aglomeradas e irá privá-las dos nutrientes do solo. Procure fazer uma distribuição moderada e uniforme das sementes e siga as instruções de plantio para a sua variedade de grama batatais.

Irrigando, Aparando e Fertilizando sua Grama Batatais

Irrigue seu gramado conforme necessário, para ajudar a grama batatais a germinar e desenvolver raízes saudáveis – as sementes de grama batatais levam até 30 dias para germinar. Uma vez que a grama atingir uma altura maior que sua altura de corte padrão, inicie sua rotina de manutenção e apare-a. Podas regulares irão auxiliar seu sistema de raízes a crescer mais forte e irá ajudar a grama batatais a competir e assumir o controle sobre as ervas daninhas, pois possui pouca resistência contra elas.

A grama batatais desenvolve raízes muito profundas que a ajudam a tolerar os climas quentes e secos. Ela também desenvolve caules espessos, conhecidos como estolões, que podem dificultar o trabalho da poda. Entretanto, é recomendado aparar apenas as lâminas (folhas) da grama e não os caules que ficam em sua base. Aparar a grama muito baixa também encoraja o crescimento de ervas daninhas.

Por conta de sua resistência, a grama batatais necessita de ser fertilizada de duas a quatro vezes ao ano. O recomendado é que sua fertilização seja feita no começo da primavera, no começo do verão, no meio do verão e no outono e, para se obter um grama com uma variação de verde mais escura, deve-se utilizar um fertilizante que contenha ferro em sua composição. Procure saber com os produtores de fertilizantes qual o mais adequado para sua variedade de grama batatais. Se possível, durante os períodos mais quentes e secos, sature a sua grama batatais de água e permita-a absorver a água por alguns dias. Isso irá encorajar que suas raízes cresçam ainda mais fundas e se torne ainda mais resistentes a aridez.

No verão, a época em que a grama batatais começa a produzir sementes, é recomendada sua poda regular para impedir que as sementes maturem. Isso irá manter a grama batatais numa densidade moderada.

Período de Dormência da Grama Batatais

Conforme o outono se aproximar, pare de irrigar e fertilizar sua grama batatais para que ela possa entrar em um período de dormência. Tal estado não pode ser alcançado se a grama está ativamente recebendo e processando água e nutrientes. Esse estado de dormência dará uma chance à grama batatais de descansar e desenvolver um sistema de raízes mais fortes para sua próxima estação de crescimento.

Contribua com o site!

Quer participar de melhorias no GramaGrama.net? Utilize o formulário abaixo e nos conte suas experiências ou deixe seus comentários e críticas. Utilizaremos quaisquer informações para o aperfeiçoamento de nosso conteúdo e tentaremos preencher todos os pedidos sobre artigos e dicas requisitados.

Deixe uma resposta