Grama Sintética – Os Prós e os Contras

Desde sua introdução no mercado, a grama sintética vem cada vez mais sendo usada não somente para campos esportivos, como no inicio, mas nas ultimas décadas vêm se tornando progressivamente mais popular, sendo utilizada para áreas residenciais, recreacionais e propriedades comerciais. Com tais mudanças, muita atenção foi colocada sobre as vantagens e os benefícios da grama sintética comparada à grama natural. Mesmo com todos os aspectos positivos que a grama sintética oferece, ainda há alguns pequenos e questionáveis aspectos, mas para ter certeza se a grama sintética é a melhor escolha para a superfície do seu gramado lhe apresentamos alguns prós e contras do gramado sintético.

Não podemos negar que a vista de um lindo gramado verde em um dia ensolarado é admirado por muitos e para obter um excelente gramado muitas pessoas vêm utilizando seu tempo plantando, fertilizando, re-semeando, limpando e irrigando seus gramados. Mas claro que este é definitivamente um trabalho monótono que deixa muito pouco tempo para se aproveitar. Além disso, a quantia de dinheiro que é gasto para sustentar um grande e belo campo verde não é tão agradável. Além de questões financeiras, outras questões, como o clima de cada estado e cidade, têm grandes influencias na durabilidade e no crescimento da grama. Assim como a falta de água e a umidade baixa do ar, grandes níveis de água e chuvas muito torrenciais também podem atrapalhar o desenvolvimento e o crescimento de um gramado bonito e simétrico.

Grama Sintética

Os Prós da Grama Sintética

Uma das principais razões pela qual as pessoas escolhem a grama sintética é porque ela é muito prática e barata em todos os sentidos. O primeiro é que ela necessita de muito pouca manutenção, já que você não precisa mais se preocupar em cortar e aparar as bordas da grama. Além disso, a grama sintética não necessita de fertilização nem de irrigação, todas as tarefas que tomam muito tempo, dinheiro e trabalho. Já que a grama sintética não precisa ser irrigada e produtos químicos como pesticidas e fertilizantes não precisam ser aplicados, os donos desses gramados também economizam na conta de água e ajudam o meio ambiente por prevenir que toxinas desses agentes químicos se espalhem no ar. Adicionalmente, como a grama sintética não necessita de manutenção diária e progressiva, donos de um gramado sintético não precisam se preocupar em comprar ferramentas caras de jardinagem, como cortadores, aparadores e roçadeiras.

Outro aspecto positivo da grama sintética é que ela é incrivelmente durável e resiliente, com a habilidade de enfrentar diversos elementos e uso intenso durante longos períodos de tempo. Além disso, a grama sintética tem um excelente sistema de drenagem que previne a criação de poças e trabalha para drenar rapidamente qualquer fluído ou liquido da superfície imediatamente. Gramados sintéticos também são muito bons para esportes e jogos, pois possuem grande consistência e maciez em sua superfície comparada a grama convencional. Adicionalmente, quando bem instalada, a superfície provida pela grama sintética pode agir na diminuição de machucados para atletas de todos os tipos.

Os Contras da Grama Sintética

Enquanto existem muitos pontos positivos em escolher a grama sintética, também existem alguns aspectos que pesam na balança por essa escolha. Um deles é que, inicialmente, o custo de instalação da grama sintética pode ser cara e sua manutenção, mesmo tendo de ser feita menos regularmente, é de alguma forma mais cara. Algumas das tarefas de manutenção incluem sua periódica irrigação para remover resíduos e detritos deixados durante o uso e troca do preenchimento, geralmente feito com areia ou pedras artificiais feitas de borracha ou naturais. Outro motivo que afasta as pessoas da grama sintética é que um aumento significativo da temperatura pode fazer com que o material de que ela é feita se aqueça rapidamente, tornando difícil para os atletas jogarem enquanto ficam com fadiga e desidratação mais rapidamente. Algumas pessoas até duvidam da segurança da grama sintética para as crianças, alegando que os materiais de borracha que são usados na sua produção contêm resíduos químicos tóxicos e perigosos. Contudo, as empresas fabricantes de grama sintética possuem o respaldo dos institutos de saúde comprovando que os materiais utilizados são todos livres de riscos.

Enquanto há aspectos positivos e negativos no debate da grama sintética contra a grama natural, a decisão se a grama sintética funciona ou não para você é totalmente pessoal. Independentemente da sua escolha, a grama sintética continua a ser uma opção que vale a pena explorar quando quiser montar seu gramado.

Contribua com o site!

Quer participar de melhorias no GramaGrama.net? Utilize o formulário abaixo e nos conte suas experiências ou deixe seus comentários e críticas. Utilizaremos quaisquer informações para o aperfeiçoamento de nosso conteúdo e tentaremos preencher todos os pedidos sobre artigos e dicas requisitados.

6 respostas para “Grama Sintética – Os Prós e os Contras”

  1. Débora disse:

    boa tarde!!

    venho através deste solicitar orçamento para campo de futebol sintético nas medidas 25,70×55,20m, formas de pagamento e prazo de entrega.

  2. Wagner disse:

    Boa Tarde, pretendo instalar grama artificial em meu quintal, minha duvida é quanto a base e sistema de drenagem, posso utilizar por exemplo de uma base cimentada ( com acabamento de cimento queimado) e ralos tipo canaleta ao longo do perimetro? posso deixar espaço para o plantio de suculentas coqueiros ou outras plantas que não sontem folhas? qual é o tamanho da fibra ideal?
    agradeço muito a resposta.
    Wagner

    • Olá Wagner.
      Pode-se dizer que é possível utilizar um sistema de drenagem como você mencionou, porém não é assim que geralmente é feito e os resultados podem não ser satisfatórios. O sistema de drenagem de um gramado artificial (gramado sintético), é geralmente composto por uma camada de agregado (geralmente pedras ovais) de 15 cm ou 6 polegadas de profundidade que fica por baixo da grama sintética. Por baixo de todo esse agregado é que a água é recolhida por um sistema de encanamentos. É assim que é feito principalmente nos campos de futebol americano nos Estados Unidos. Além disso, para seu sistema de drenagem funcionar, seu terreno teria de ser concretado com um leve declinio, o que poderia causar impacto na estética. O sistema comum me aparenta ser, se não o mesmo preço, mais barato que o que pretende fazer e pode ser sua melhor opção, mas sugiro que o Sr. pesquise preços antes de qualquer coisa. É possível sim deixar espaço para outras plantas, mas para isso você não poderá retirar a camada de terra onde o Sr. pretende instalar a grama sintética e terá que fazer um sistema de contensão para que a terra não invada a superficie abaixo da grama sintética, pois isso atrapalharia a drenagem da água. Quanto a fibra, fica a seu critério. Quanto mais comprida, mais macia, porém a mais curta tem uma aparência melhor.
      Muito obrigado pelo comentário!

  3. Valéria disse:

    Olá, estou querendo colocar a grama sintética em uma parte do meu jardim onde meus cachorros transitam e se deitam e, por isso, matam a grama natural. Quais os problemas que posso enfrentar no uso para animais? Eles podem fazer suas necessidades na grama artificial? Ela esquenta a ponto de tornar desconfortável a permanencia deles no gramado? Obrigada pela atenção, aguardo resposta.

    • Olá Valéria.
      A grama sintética é muito boa em desempenhar o papel da grama biológica e creio que você não terá de enfrentar muitos problemas, com exceção da instalação que leva certo tempo e é um tanto dispendiosa. Eles podem sim fazer suas necessidades e irão ficar confortáveis no gramado. Quanto à temperatura, a grama sintética é desenvolvida e aprimorada a cada dia para que ela se torne cada vez mais semelhante com a biológica, por isso não deve ser um problema. Mas, se você quiser deixar o gramado fresquinho para seus pets, basta que você regue-o pela manhã, como faz com a grama convencional. Além disso, depois de fazerem suas necessidades, é uma boa idéia fazer a rega do local, para retirar residuos principalmente da amonia que pode estragar a fibra se ficar em contato por muito tempo.
      Esperamos te-la ajudado, muito obrigado!

Deixe uma resposta