Como Plantar Grama a Partir de Sementes

Você deseja aprender como plantar grama a partir de sementes? Talvez você tenha notado partes do seu gramado que estão falhas ou amareladas? Ou talvez você tenha removido uma arvore ou arbusto e quer que a grama cresça naquela área. Por qualquer que seja o motivo que você queira aprender como plantar grama a partir de sementes, semear ou re-semear seu gramado é muito fácil. A única coisa que você deverá ter em mente é que uma preparação adequada da área irá influenciar positivamente no crescimento de sua nova grama. Qualquer um pode aprender como plantar grama e, com bons cuidados em longo prazo, você poderá manter seu gramado com um visual sempre deslumbre e que daria inveja a qualquer vizinho. Continue lendo para aprender como plantar grama a partir de sementes.

Coisas Que Você Irá Precisar

Essa é uma relação de pequenas coisas que você precisará ao longo desse artigo que ensina como plantar grama. Organização é muito importante para obter sucesso em todos os aspectos da vida e seu gramado não pode ser uma exceção! Além disso, a organização tornará o plantio da grama muito mais agradável, pois não precisará voltar para pegar aquilo que esqueceu no meio do trabalho. Vejamos quais os itens necessários para que possamos aprender como plantar grama:

Materiais

  • Sementes de grama
  • Fertilizante
  • Palha ou Capim Seco
  • Composto Orgânico Maturado (opcional)
  • Areia (opcional)

Ferramentas

  • Mangueira ou Irrigador/Sistema de irrigação
  • Ancinho/Rastelo
  • Semeador ou Espalhador de Sementes (opcional)

Instruções de Como Plantar Grama a Partir de Sementes

Agora sim iremos aprender como plantar grama a partir de sementes. Tenha em mente que nem todos os passos são essenciais, podendo algum ser até deixado de lado. Essa lista é meramente uma receita de como plantar grama a partir de sementes que foi pesquisada, testada e comprovada que funciona na maioria das vezes. Antes de começar a colocar em prática, é recomendado que você leia todo esse artigo de como plantar grama a partir de sementes e depois o siga passo a passo, para ter certeza de que você poderá reproduzir a maioria dos passos ensinados aqui.

  1. O primeiro passo e o mais importante é saber que tipo de grama você pretende plantar. Antes de comprar, você deve imaginar o gramado que quer ter. Se pretende preencher alguma parte de um gramado já existente que está falha, vá até a loja de sementes e veja na parte de trás do pacote sua textura e cor e verifique se são compatíveis com o tipo de grama que você tem.
  2. Comece o preparo do solo removendo toda grama morta e plantas da área onde você quer semear/re-semear a grama. Se na região onde você irá plantar a grama ainda existir raízes da antiga grama, remova parte do solo dessa área, cerca de 30 centímetros de profundidade. Essa é uma parte muito importante do aprendizado de como plantar grama e deve ser cumprida a risca!
  3. Preencha essa área baixa com uma terra de superfície de alta qualidade. Para enriquecer ainda mais o solo, você poderá adicionar o composto orgânico, um dos itens de nossa lista. Para aumentar sua capacidade de drenagem da água, adicione um pouco de areia ao solo, também tirada da nossa lista.
  4. Agora, é necessário aerar o solo com a ajuda de um ancinho/rastelo. Você só precisa aerar certa de 2 cm de profundidade do solo, o que não deve exigir muito esforço físico.
  5. Seguindo as instruções de plantio descritas no pacote de sementes de grama que você adquiriu, espalhe as sementes na área que foi recém preparada. É importante que as sementes fiquem bem espalhadas de uma maneira uniforme, recomendamos o uso de um semeador/espalhador de sementes para esse trabalho. Após espalhar as sementes, passe gentilmente o ancinho/rastelo sobre as sementes para cobri-las com apenas 0.5 (meio) cm de terra.
  6. Cubra toda a área recém plantada com palha ou capim seco. Isso ajudará a reter o calor no solo e permitirá que as sementes germinem mais rapidamente, com maior taxa de sucesso. Além disso, impedirá que passarinhos ou outros animais espalhem ou revirem as sementes. Esse é um pequeno truque de como plantar grama como profissional – é muito eficaz!
  7. Regue as sementes diariamente pela manhã ou tarde de uma maneira que mantenha a área úmida, mas não encharcada. Se terra estiver muito molhada, ela irá afogar as sementes ou levá-las para o fundo, onde não irão germinar. Continue regando essa área diariamente até que a grama esteja bem estabelecida. Pessoas que se esquecem de seguir esse passo rigorosamente falham em aprender como plantar grama ou qualquer outra planta.
  8. Dentro de duas semanas ou aproximadamente de 10 a 15 dias, você começará a ver sua grama crescendo. A partir daí, se você notar algumas regiões nessa área que estejam falhas, você pode adicionar algumas sementes para cobrir essas regiões.

Dicas e Cuidados de Como Plantar Grama a Partir de Sementes

Para garantir o sucesso desse passo a passo de como plantar grama a partir de sementes, você pode seguir essas dicas extras:

  • Não faça o aparo da nova grama até que ela atinja cerca de 5 cm de altura para que ela tenha uma chance de se estabelecer e criar raízes.
  • Tente manter bichos de estimação e pássaros longe da área recém plantada.
  • Não cubra a área semeada com muito solo, a nova grama terá problemas para passar sobre ela.
  • Não pise ou faça pressão sobre as sementes, com o solo compacto as sementes podem não germinar.

Depois de ter concluído esse passo a passo “Como Plantar Grama a Partir de Sementes” você conheceu todos os truques necessários no plantio da grama e com certeza aprendeu como plantar grama de uma maneira bem simples!

Contribua com o site!

Quer participar de melhorias no GramaGrama.net? Utilize o formulário abaixo e nos conte suas experiências ou deixe seus comentários e críticas. Utilizaremos quaisquer informações para o aperfeiçoamento de nosso conteúdo e tentaremos preencher todos os pedidos sobre artigos e dicas requisitados.

4 respostas para “Como Plantar Grama a Partir de Sementes”

  1. elaine disse:

    gostaria de saber de posso retirar placas de grama depois de germinada devidamente, e replanta-la em outro lugar?? quais os cuidados?

    • Olá Elaine,
      Claro que sim, é muito comum essa prática! Apenas certifique-se de tirar cerca de 4 a 10 cm da terra junto com a grama e replante-a junto com essa terra.
      Tome cuidado e evite deixar as placas muito tempo guardadas, pois podem pegar fungos ou secar.
      Se você não for plantar no mesmo dia em que retirou, é bom esticá-las no chão e regá-las bem pouquinho, apenas para não ressecarem.

  2. Marcelo Garcia disse:

    Boa Tarde, gostaria de saber como previnir ou removor pragas como erva daninha, etc do gramado..

    • Olá Marcelo,
      Infelizmente o trabalho de cuidar do gramado é difícil mesmo, principalmente o da remoção de ervas daninhas e pragas. Esse é um trabalho periódico que nunca acaba. Certos tipos de grama podem lidar melhor com esses problemas e alguns nem apresentam ervas daninhas, porém não existe um truque mágico para evitar e acabar de vez com todos os problemas de um gramado. A melhor coisa a fazer é investir na prevenção e assim desfrutar de um gramado mais sadio e livre de pestes.
      Obrigado!

Deixe uma resposta