Como Plantar Grama a Partir de Mudas

Fazendo uma comparação de custos e benefícios de como plantar grama a partir de sementes, mudas ou transplante, chegamos à conclusão que todos os métodos citados possuem gastos balanceados, levando em consideração o trabalho e dinheiro gastos no gramado. Fazer o transplante da grama através de placas ou tapetes de grama ainda é o único jeito de desenvolver um gramado de maneira rápida. Porém, se você não sabe como plantar grama transplantada ou se não pode arcar com os custos de metros e metros de tapete de grama natural, o plantio através de mudas de grama pode ser uma boa alternativa, pois aprender como plantar grama a partir de mudas não exige nenhum tipo de habilidade especial. Mudas de grama são basicamente pedaços de grama e suas raízes que foram retirados de um gramado, o que significa que tais mudas ainda são mais caras do que as sementes e por isso você precisará maximizar seu potencial de crescimento, coisa extremamente fácil para quem sabe como plantar grama. A chave para extrair o máximo de suas mudas de grama começa por preparar bem o solo. Vamos aprender como plantar grama começando pelo preparo do solo.

Coisas Que Você Irá Precisar

Materiais

  • Mudas de Grama
  • Fertilizante Inicial
  • Cal Virgem
  • Enxofre em Pó

Ferramentas

  • Enxada
  • Ancinho/Rastelo
  • Arador (opcional)

Instruções de Como Plantar Grama a Partir de Mudas

Agora sim iremos aprender como plantar grama a partir de mudas. Tenha em mente que nem todos os passos são essenciais, podendo algum ser até deixado de lado. Essa lista é meramente uma receita de como plantar grama a partir de mudas que foi pesquisada, testada e comprovada que funciona na maioria das vezes. Antes de começar a colocar em prática, é recomendado que você leia todo esse artigo de como plantar grama a partir de mudas e depois o siga passo a passo, para ter certeza de que você poderá reproduzir a maioria dos passos ensinados aqui.

  1. O primeiro passo é retirar toda vegetação da área onde a grama será plantada. Para matar a vegetação já existente, um herbicida a base de glifosato fará bem o trabalho. Espere pelo menos quatro semanas após aplicar o herbicida antes de seguir esse passo a passo de como plantar grama para que o herbicida deixe o solo antes de você plantar as mudas.
  2. (Opcional) Essa é uma etapa importante no aprendizado de como plantar grama a partir de mudas, mas que poderá ser feita a seu critério, caso você tenha pouco tempo para aguardar os resultados. Retire uma amostra do seu solo e leve até um laboratório para que façam uma análise do pH da terra.
  3. Ajuste o pH do solo se baseando nos resultados do teste feito anteriormente, adicionando um pouco de Cal Virgem se o pH estiver abaixo de 6.0 ou Enxofre em Pó se estiver acima de 7.5.
  4. Are a terra para que ela fique solta e aerada. O solo arado será menos denso e permitirá que as mudas desenvolvam as raízes necessárias para que elas sobrevivam a períodos de seca.
  5. Irrigue diariamente e com abundância o solo onde você irá plantar as mudas por pelo menos uma semana, antes de começar o plantio das mudas. Isso fará com que o solo fique suave e macio e assim permitirá que as raízes da grama cresçam e se adaptem com mais facilidade. Algumas pessoas falham em aprender como plantar grama, pois são impacientes e deixam de lado esse passo extremamente importante.
  6. Depois de uma semana de irrigação da área onde serão plantadas as mudas, comece a cavar as covas seguindo o padrão de um tabuleiro de xadrez. Plante as mudas com firmeza, apalpando o solo ao redor delas gentilmente para que a terra entre em contato com as raízes da muda.
  7. Continue irrigando essa área diariamente durante cerca de 7 e 10 dias ou até que as mudas tenham desenvolvidos suas raízes e estejam firmes. A irrigação após os 10 dias deve ser feita conforme necessário, somente para estabelecer seu novo gramado.
  8. Após duas semanas seguindo a risca os passos desse artigo, suas mudas já devem estar com raízes o suficiente para que você possa fazer sua poda. Uma vez que suas raízes já estiverem estabelecidas, o aparo irá ajudar com que as mudas cresçam todas por igual. Isso concluí o passo a passo de como plantar grama!

Medidas e Mudas Necessárias

Um dos passos mais importantes no aprendizado de como plantar grama a partir de mudas é saber quantas você precisará. Eis algumas medidas para você se basear:

  • Plantando as mudas com espaço de 30 cm entre elas, você precisará de 18 mudas para cobrir cerca de 10 m².
  • Plantando as mudas com espaço de 38 cm entre elas, você precisará de 18 mudas para cobrir cerca de 12 m².
  • Plantando as mudas com espaço de 45 cm entre elas, você precisará de 18 mudas para cobrir cerca de 15 m².

Dicas e Cuidados de Como Plantar Grama a Partir de Mudas

  • Se quiser aprender como plantar grama como profissional, siga os passos a risca!
  • Se você deseja cobrir o gramado mais rapidamente, deixe menos espaço entre cada muda. Quanto mais perto elas estiverem uma das outras, mais rápidos elas se juntarão formando o gramado.
  • Tente manter bichos de estimação e pássaros longe da área recém plantada.
  • Não pise ou faça pressão sobre a terra, com o solo compacto as raízes irão levar mais tempo para crescerem e se desenvolverem.

Depois de ter concluído esse passo a passo “Como Plantar Grama a Partir de Mudas” você conheceu todos os truques necessários no plantio da grama e com certeza aprendeu como plantar grama de uma maneira bem rápida!

Contribua com o site!

Quer participar de melhorias no GramaGrama.net? Utilize o formulário abaixo e nos conte suas experiências ou deixe seus comentários e críticas. Utilizaremos quaisquer informações para o aperfeiçoamento de nosso conteúdo e tentaremos preencher todos os pedidos sobre artigos e dicas requisitados.

4 respostas para “Como Plantar Grama a Partir de Mudas”

  1. Marlene disse:

    Ola, depois de muito procurar, achei a informação que queria aqui.

    Fique satisfeita com as informações de como plantar grama,meu jardim e minha horta vão ficar lindos ( assim espero).
    só gostaria de saber qual a melhor epocar para o plantio, e se posso sercar minha horta com grama.

    Sds., marlene

    • Olá Marlene,

      Cada tipo de grama possui uma época adequada de plantio. Você pode conhecer um pouco mais sobre cada uma se clicar no link “Grama Natural” no menu direito. Lá estão os tipos mais comuns e mais utilizados aqui no Brasil de grama natural e maiores informações e imagens sobre elas. Espero que encontre o que procura!

      Obrigado!

  2. Marcelo disse:

    Parabéns pela explicação não sou um exímio plantador de grama,mas o que aprendi é exatamente o que vocês divulgaram aqui neste site!!! eu quero apurar mais meu cultivo de grama tenho um cachorro Labrador e ele acabou com minha grama e agora estou tentando recuperar sei que plantar mais perto mais rápido ele vai desenvolver,só gostaria de saber quantos dias demora,para formar o tapete de grama?????
    Muito Obrigado

    • Marcelo,

      De antemão, obrigado por confirmar as informações contidas em nosso passo-a-passo de como plantar grama em mudas!
      É muito difícil lhe informar sobre o tempo exato, pois cada tipo de grama se desenvolve em uma velocidade diferente. Em média, leva de 2 a 3 semanas para as sementes germinarem, e as mudas levam um pouco mais de tempo para se espalharem. Embora o resultado final seja mais rápido pelo plantio da grama em muda, o processo todo pode levar pelo menos 3 meses. Dentro desse tempo, você deverá notar seu gramado bem mais consistente e homogêneo. Se souber de dicas ou tiver dúvidas sobre como plantar grama em mudas, é só deixar um comentário.
      Obrigado!

Deixe uma resposta