Como Plantar Grama em Placas

Para manter um jardim com um gramado bonito, você precisa primeiro saber escolher o tipo certo de placa de grama, seja grama esmeralda ou qualquer outro tipo. Além disso, saber como plantar grama em placas também é necessário, se não de nada vale todo o material se não houver a mão de obra. Boa parte da grama vendida em placas no Brasil é de clima quente e as gramas de clima fresco ou frio são geralmente usadas mais ao sul do país. De acordo com a Universidade da Flórida, a primavera é a melhor estação para se plantar grama em placas de clima quente. Porém, saber como plantar grama em placa e preparar o solo do seu jardim para receber as placas de grama é a medida mais eficaz que você pode tomar para ser bem sucedido na hora de plantar grama em placas. Escolha a variedade da grama em placa que deseja plantar no começo da primavera para ter tempo de preparar o solo e aprender como plantar grama em placa a tempo de ter um belo e verde gramado ao longo de todo o verão.

Coisas Que Você Irá Precisar

Essa é uma relação de algumas coisas de que você precisará ao longo desse artigo que ensina como plantar grama em placas. Organização é muito importante para obter sucesso em todos os aspectos da vida e seu gramado não pode ser uma exceção! Além disso, a organização tornará o plantio da grama muito mais agradável, pois não precisará voltar para pegar aquilo que esqueceu no meio do trabalho. Vejamos quais os itens necessários para que possamos aprender como plantar grama em placas:

Materiais

  • Grama em Placa
  • Composto Orgânico
  • Fertilizante Inicial
  • Areia (opcional)
  • Cal Virgem (opcional)
  • Enxofre em Pó (opcional)

Ferramentas

  • Faca de Serra
  • Ancinho/Rastelo
  • Rolo Compressor para Jardim (Manual)

Instruções de Como Plantar Grama em Placas

Finalmente vamos aprender como plantar grama em placas. Tenha em mente que nem todos os passos são essenciais, podendo algum ser até deixado de lado. Essa lista é meramente uma receita de como plantar grama em placas que foi pesquisada, testada e comprovada que funciona na maioria das vezes. Antes de começar a colocar em prática, é recomendado que você leia todo esse artigo de como plantar grama em placas e depois o siga passo a passo, para ter certeza de que você poderá reproduzir a maioria dos passos ensinados aqui.

  1. Conduza um teste do solo do seu jardim num laboratório especializado para saber qual o pH atual do seu solo. Adicione um pouco de Cal Virgem se o pH estiver abaixo de 6.0 ou Enxofre em Pó se estiver acima de 7.5. Essa é uma etapa importante nesse tutorial que ensina como plantar grama em placas, porém se você estiver planejando plantar uma variedade de grama que seja bem resistente até mesmo aos solos mais ácidos ou alcalinos, como a grama batatais ou a grama esmeralda, não existe grande necessidade de executá-lo, porém seja o recomendado.
  2. Comece removendo toda vegetação da área onde você irá plantar as placas de grama. Caso ache necessário, você poderá matar a vegetação existente usando um herbicida a base de glifosato, mas será necessário fazer a irrigação diária do solo durante 4 semanas antes do plantio da grama para que o herbicida se dilua e desapareça da superfície do solo. Qualquer um que saiba como plantar grama em placa faz o que mais recomendamos e evitam utilizar herbicida, removendo toda a vegetação existente manualmente.
  3. Are o solo para que ele fique bem suave e adicione uma camada de aproximadamente 15 cm de composto orgânico para enriquecer de nutrientes o solo. Você também pode utilizar uma terra de superfície que já foi anteriormente enriquecida. Se quiser aumentar a capacidade de drenagem do solo, adicione areia junto ao composto orgânico e você não terá problemas com encharcamentos e poças. Adicione areia com moderação, pois o solo precisa reter certa quantidade de água para que a grama possa se desenvolver apropriadamente.
  4. Em todos os em tutoriais que ensinam como plantar grama, especialmente neste que ensina como plantar grama em placas, recomendamos que seja feita a irrigação de todo o solo localizado na área onde será feito o plantio da grama, seja ela grama em placa, mudas de grama ou sementes de grama, durante algum tempo antes do plantio das placas de grama. Essa é uma etapa importante, pois fará com que o solo assente de uma maneira suave, fechando as lacunas debaixo da superfície, mas deixando o solo aerado o suficiente para que as raízes da grama possam crescer. Irrigue bem o solo, mas não permita que ele fique encharcado ou empoçado.
  5. Inspecione as placas de grama para assegurar que elas se encontram saudáveis e livre de pestes ou doenças. Não adianta saber como plantar grama em placas caso a grama esteja doente. Procure por doenças que possam ser causadas por fungos em regiões onde exista a descoloração da folhagem da grama ou em raízes com coloração em tom de marrom. Procure localizar também insetos e parasitas que podem se proliferar e destruir seu gramado antes mesmo que suas raízes se estabeleçam por completo.
  6. Antes de instalar ou plantar grama em placas, faça a irrigação do seu solo de maneira que ele fique apenas úmido, nem mais, nem menos, dica importante de quem sabe como plantar grama em placa. Repouse as placas de grama sobre o solo molhado e coloque-as como você colocaria tijolos se estivesse construindo uma parede. Para preencher os pequenos espaços, utilize uma faca de serra para cortar as placas de grama no tamanho certo e faça uma camada bem homogênea de grama sobre o solo. Não é recomendado deixar nenhum espaço entre as placas de grama.
  7. É hora de fertilizar seu gramado recém plantado. Para isso, utilize um fertilizante granular de longa duração com um índice de NPK, ou Nitrogênio-Fósforo-Potássio, de 1-2-1. Você pode tanto espalhar o fertilizante com as próprias mãos como utilizar alguma ferramenta especial, isso a seu critério.
  8. O último passo desse tutorial de como plantar grama em placas também é muito simples. Para que a grama se desenvolva mais rapidamente e com eficácia é necessário que as raízes da grama em placa entrem em contato com o solo do seu jardim. Para garantir que as placas entrarão em contato e fiquem niveladas ao solo, utilize o rolo compressor manual e passe por cima de toda grama já plantada. Isso concluí o tutorial de como plantar grama em placas.

Dicas e Cuidados de Como Plantar Grama em Placas

  • Evite que as placas de grama ressequem ou fiquem muito tempo expostas ao sol; plante-as assim que recebê-las.
  • Leia cuidadosamente todo esse tutorial que ensina como plantar grama em placas antes de começar o plantio.
  • Assim que fizer o plantio das placas de grama, irrigue-as um pouco para que o fertilizante desça ao solo junto com a água e para que a grama fique bem nutrida.
  • Irrigue seu novo gramado duas vezes por dia, todos os dias, até que ele atinja uma altura de pelo menos 3 ou 4 cm.
  • Apare sua grama quando ela atingir uma altura entre 5 a 7 cm, porém não antes de pelo menos 4 semanas. Nesse ponto sua grama já estará bem estabelecida e isso a ajudará a criar raízes mais fortes, profundas e será mais resistente a períodos de seca prolongados.
  • Evite andar e deixar animais de estimação sobre as placas de grama recém plantadas. Embora você tenha que pisar sobre elas para passar o rolo compressor, nesse caso existe uma exceção.

Depois de ter concluído esse passo a passo “Como Plantar Grama em Placas” você conheceu todos os truques necessários no plantio da grama e com certeza aprendeu como plantar grama de uma maneira bem rápida!

Contribua com o site!

Quer participar de melhorias no GramaGrama.net? Utilize o formulário abaixo e nos conte suas experiências ou deixe seus comentários e críticas. Utilizaremos quaisquer informações para o aperfeiçoamento de nosso conteúdo e tentaremos preencher todos os pedidos sobre artigos e dicas requisitados.

Uma resposta para “Como Plantar Grama em Placas”

  1. marcia martins veloso disse:

    muito obrigada por suas dicas e ajuda,estou fazendo curso de paisagismo me apareceu um trabalho (pequeno jardim) e sem estas dicas não me seria possivel encarar este desafio de trabalhar antes mesmo de minha formatura que será em dezembro; valeu mesmo!

Deixe uma resposta